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A relação entre saúde bucal e nutrição
25/09/2020 - Odontologia


Quem nunca ouvir falar que “a saúde começa pela boca”? É um chavão que, sem dúvida alguma, merece a atenção de todos. Afinal, aquilo que se põe na boca pode elevar a acidez da saliva, um meio tão importante para a proliferação de bactérias que afetam a preservação da dentição.

Alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, exigem maior mastigação permanecendo mais tempo em nossa boca. Durante o processo de trituração dos alimentos, as impurezas vão sendo arrastadas devido o atrito do alimento com os dentes e o aumento da salivação também auxilia neste processo.

Alimentos ricos em gorduras BOAS ajudam a prevenir cáries, pois formam uma película oleosa nos dentes protegendo-os. Gorduras de boa qualidade como azeite extra virgem, castanhas e abacate, sempre com moderação pelo seu alto valor calórico.

Uma alimentação saudável contribui para o bem estar geral, inclusive para saúde bucal, pois há vários nutrientes presentes em alimentos que são capazes de conservar os e manter os dentes fortes e saudáveis.

Veja aqui alguns nutrientes fundamentais para saúde bucal também:

Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de elevar o ph na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.

Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.

Vitamina B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.

Vitamina C – Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. Frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.

Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.


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