Buscar em:

Prevenza Clínica Integrada

BLOG




Qual a relação entre nosso cérebro e nosso intestino?
25/09/2020 - NUTRIÇÃO


Poucas pessoas sabem que a relação entre nosso intestino e nosso cérebro é tão intrínseca que qualquer mudança no funcionamento do intestino afeta nosso humor, nosso sono, nosso desempenho no trabalho ou nas aulas, em tudo! Mas, porque isso acontece?

Estudos comprovam que uma flora intestinal com problemas pode causar falta de ânimo, mal humor, depressão, entre outros problemas psíquicos em virtude da liberação de toxinas decorrentes de uma má alimentação que afeta o bom funcionamento da microbiota intestinal.

A microbiota influencia a forma como digerimos e metabolizamos os precursores de neurotransmissores importantes, como a serotonina e a dopamina. Nossa flora intestinal tem até uma linha direta de comunicação com o cérebro que possui receptores perto do revestimento intestinal que permitem controlar a nossa digestão. Os micróbios no intestino podem, portanto, liberar mensageiros químicos que alteram a resposta do nervo vago - e, consequentemente, a atividade do cérebro.

Daí a importância de cuidar do nosso intestino com mais atenção. A forma como nos alimentamos tem consequências direta não apenas na saúde física, mas fundamentalmente na nossa saúde mental.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entra em contato conosco e nossa equipe de profissionais altamente qualificada terá o maior prazer em atende-lo.

#ClinicaPrevenza #chapeco #saudefisica #saudemental #corpoemente #alimentacao #alimentacaosaudavel #nutricao #medicinaintegrativa


Enviar comentário








VEJA TAMBÉM